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Como melhorar meu plano de comunicação interna?
Como melhorar meu plano de comunicação interna?
Construir um plano de comunicação interna que seja estratégico para sua empresa é fundamental. E o primeiro passo para subir os degraus do sucesso nessa tarefa é o planejamento. A fim de atender necessidades específicas, não adianta usar ideias genéricas. Por isso, a implantação de uma comunicação sob medida é essencial. Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos três pontos de atenção para que você possa elaborar o planejamento estratégico de comunicação interna. É a sua hora de analisar o que tem sido feito e tomar novos rumos.
Faça uma avaliação
Sua empresa provavelmente já possui um plano de comunicação interna. E, certamente, ele é pautado por uma estratégia global que inclui a comunicação, mas, principalmente, as metas gerais. Para otimizá-lo, faça uma avaliação do cenário atual. Uma pesquisa interna é fundamental para saber como está a sua execução e o que precisa ser corrigido. Três questões importantes para se fazer são:
- Onde estou? Veja como a estratégia atual foi concretizada e quais são os pontos fortes e fracos. Conheça as pessoas envolvidas no processo e quem pode lhe oferecer informações para melhorá-lo.
2. Aonde quero chegar? A avaliação inicial precisa apontar para uma direção melhor. Defina o que sua organização pretende atingir com o plano de comunicação interna.
3. Como vou chegar lá? Após saber o que deseja, elabore as estratégias de como irá alcançar o objetivo. Estipule metas, prazos e pessoal envolvido para que isso aconteça.
Defina as métricas Identifique suas principais métricas para acompanhar o sucesso do plano de comunicação interna. Tente elencar indicadores pelos quais você poderá acompanhar se a estratégia está funcionando. Se o seu objetivo é utilizar um house organ, quantos colaboradores estão lendo? Como eles têm absorvido a informação? Isso o ajudará a dissecar sua estratégia. Você poderá aprender sobre quais áreas precisam de mais atenção e o que pode ser ignorado. Embora existam pontos intangíveis, que não podem ser mensurados, começar a medir o resultado de suas ações é primordial.
Envolva os colaboradores
Um plano de comunicação interna ou um plano de endomarketing sempre têm um público-alvo. Embora atinjam diversos stakeholders de maneiras distintas, a nata do target é composta pelos colaboradores. Sendo assim, faz muito sentido envolvê-los na construção das etapas. Uma pesquisa realizada pela Bambu, empresa norte-americana de soluções em mídias sociais, mostrou que 77,3% dos funcionários não se sentem encorajados a compartilhar nas mídias sociais notícias da empresa na qual trabalham.
Se os próprios empregados não se sentem confortáveis em propagar a sua informação, procure avaliar o porquê e dialogar abertamente com eles para mudar esse cenário. Por exemplo: as pessoas se aproximam com mais facilidade de canais em que elas se sentem representadas. E inclui-las é um ótimo caminho para fazer isso.
Para ter mais envolvimento, leve em conta suas características, as especificidades de seu público e a linha de atuação de sua empresa. Assim, será mais fácil encontrar meios de atingir os objetivos traçados. Lembre-se de incluir no plano as ferramentas de comunicação que serão utilizadas. Saia da mesmice e torne a sua comunicação interna mais dinâmica.
Em todo o processo, colete a opinião dos empregados. O engajamento será melhor quando a sua estratégia considerar o que todos pensam. Assim, as campanhas e os veículos internos irão “falar a língua” do colaborador. Naturalmente, ele terá a tendência de se envolver mais.
Retomando o início de nosso artigo, o plano de comunicação interna precisa ser específico. Procure criá-lo de forma que seja possível desdobrá-lo com os meios e os recursos que sua empresa possui. Isso é importante para que o projeto de comunicação ganhe vida sem dificuldades na hora de sua execução. Quer vários exemplos de como impactar seus colaboradores imediatamente?
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