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Novo normal: marketing digital e o mercado pós-pandemia

Por Luiza Curityba | Redatora na Go&Grow!

 

Você, com certeza, já ouviu falar sobre o novo normal. Em 2020, com o avanço do coronavírus e as medidas de prevenção, tudo foi redefinido. Nosso trabalho, nossos hábitos, nossas relações interpessoais. Em qualquer cenário, as mudanças são significativas! E, o que antes era comum e rotineiro, agora, ganhou uma perspectiva diferente.

 

As transformações batem à nossa porta todos os dias, inclusive quando o assunto é o mercado. O seu negócio está pronto para atendê-las? Não se preocupe com uma resposta imediata. Ao longo do texto, vamos falar mais sobre o que há de novo e como o marketing digital ganhou força neste contexto.

 

Inovar em meio à crise é, sim, preciso. Para isso, é importante contar com as estratégias corretas. Vamos lá?

 

Serviços on-line no novo normal

Nos primeiros estágios da pandemia, uma das principais determinações para bloquear o contágio da população foi o fechamento temporário de lojas, shoppings e outros ambientes coletivos. A saída encontrada para as empresas, então, foi apostar nos serviços on-line. O e-commerce, em um mês, cresceu 47% no Brasil – dado da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm.

 

Como tudo muda depressa, algumas cidades já estão em fase de reabertura do comércio. Ainda assim, as pessoas se adaptaram às recentes formas de consumo. A consultoria MindMiners aponta que 51% dos brasileiros estão comprando mais pela internet e, claro, por aplicativos no celular. A pesquisa mostra, também, que o uso de apps de delivery, sobretudo, aumentou. A utilização de dinheiro vivo, por sua vez, diminuiu.

 

Além disso, o crescimento das atividades virtuais contempla os estudos e o trabalho. No mesmo levantamento, ficou evidente que 49,25% dos participantes estão procurando capacitações on-line. Com o home office, as reuniões por videochamadas tornaram-se parte do cotidiano, e cuidar da saúde assistindo a tutoriais disponíveis nas redes sociais é um novo hábito.

 

Marketing digital para minimizar impactos

As estratégias de comunicação não ficam de fora do novo normal. Com as novidades em nosso dia a dia, o marketing digital, portanto, precisa ser o meio de conexão entre marca e público. Sempre de maneira eficaz para alcançar os objetivos traçados. Como premissa, as pessoas procuram mais transparência nas empresas, mais engajamento e conectividade. Não basta oferecer promoções, é necessário ter propósito.

 

Consequentemente, investir no chamado marketing de relacionamento é, hoje, o meio mais notável de humanizar o negócio. Estar próximo da persona, mostrar valor e carisma é, mais do que nunca, essencial. E o momento é propício à exploração! O Google Trends mostra que o índice de buscas por empresas que trabalham com marketing digital aumentou 550%.

 

Para minimizar os efeitos da crise, sua companhia precisará do carinho do público, de pessoas que se vejam na missão da empresa e sintam empatia no que é vendido e falado. E atenção: engajar não é simplesmente falar sobre o que todos estão comentando. Na verdade, é sobre criar relacionamentos longos com a comunidade, oferecer soluções criativas e gerar autoridade no assunto tratado.

 

É para isso que o marketing digital existe! Como resultado desse contato, o retorno será cada vez mais lucrativo, e a imagem da sua marca, cada vez mais forte.

 

O que esperar do pós-pandemia?

A ONU criou um documento com diretrizes para uma sociedade regida sob o novo normal. Nele, os indicativos mais evidentes contemplam a responsabilidade compartilhada, a solidariedade global e a proteção dos empregos, das empresas e dos meios de subsistência. O assunto do momento é a sustentabilidade para cuidar das próximas gerações. O que isso significa?

 

No período pós-pandemia que se aproxima, seu negócio deve continuar priorizando estratégias de comunicação que mostrem como a sua empresa segue as orientações para um futuro próspero. Por que você oferece o serviço que oferece ou vende determinado produto? Qual é o impacto do seu trabalho? Com as respostas definidas, traçar as ações será mais fácil. E lembre-se: analisar os resultados continuará sendo primordial.

 

Finalmente, de volta ao início: o seu negócio está pronto para atender às transformações? Para responder sim com total segurança, conte com os especialistas da Go&Grow! Nossa equipe de profissionais, acompanhando cada tendência, se reinventa sempre. É parte do trabalho! Entre em contato! Vamos, juntos, encontrar o seu propósito para a nova era.