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Nota 1000 no marketing digital e no Enem
Por Lincoln Buzinari | Desenvolvedor Web na Go&Grow!
Neste artigo, vamos discutir um pouco sobre o tema do Enem desse ano, além de mostrar um pouco como funcionam as ferramentas de análise do comportamento do usuário nos sites. Uma análise simples de um tema bastante atual e relevante para o cenário do marketing digital.
A redação do Enem 2018 teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, que pode ser abordado das mais diferentes formas e em áreas de conhecimento diferentes.
O uso da internet está sendo cada vez mais disseminado em diferentes tipos de público e em praticamente todas as faixas etárias, gerando, assim, uma grande quantidade de consumo de conteúdo. É interessante saber como funciona esse grande sistema de captação de dados para entendermos de onde os algoritmos buscam informações para criar perfis de usuário personalizados para cada pessoa. A ferramenta mais utilizada no mundo para captar os dados de navegação do usuário é o Google Analytics (Figura 1).
Os dados do Google Analytics podem ser analisados, tanto por um ser humano quanto por inteligência artificial, para mostrar o comportamento das pessoas que estão utilizando aquele determinado tipo de serviço. Dados esses muito poderosos e que podem ser usados de maneira boa ou ruim.
Figura 1 – Painel do Google Analytics, no qual você consegue ver, analisar e cruzar dados importantes que podem auxiliar na tomada de decisão em estratégias de marketing digital.
Quando uma inteligência artificial lê os dados de um usuário utilizando os conceitos de machine learning, essa IA traça um perfil de usuário, descobrindo, assim, alguns de seus gostos e suas opiniões. Com isso, a maioria dos conteúdos que impactam essa pessoa vai sendo personalizada de acordo com o que ela simpatiza.
Grandes empresas do ramo de entretenimento utilizam esses dados e perfis de usuário como forma de negócio e inovação. Pioneiros nesse assunto, o Spotify e a Netflix (Figura 2) sugerem diversos conteúdos com base no uso do usuário na plataforma. Essas sugestões são geradas através dos algoritmos criados por essas empresas. É um processo bem complexo que mistura uma infinidade de conceitos de inteligência artificial e análise de dados, mas que geram resultados impressionantes e que melhoram cada vez mais a experiência do usuário.
Por um lado, toda essa evolução é bastante relevante, pois o usuário consome o que está de acordo com os interesses dele. Por outro, esse usuário não consome outros tipos de opiniões, críticas e experiências que outras pessoas com gostos e perfis diferentes têm. Fazendo uma analogia ao mito da caverna, que é uma interessante metáfora criada por Platão, podemos ter um questionamento bastante pertinente. Será que vamos utilizar somente a sombra que é projetada pelos algoritmos ou vamos nos libertar das correntes e experimentar todas as ferramentas, recursos e conhecimento que estão à nossa volta.
Figura 2 – Spotify e Netflix são empresas que utilizam de forma intensa os conceitos de machine learning para melhorar cada vez mais a experiência dos usuários em sua plataforma.
Mas, para que se mantenha nosso livre arbítrio no uso da rede, é preciso ficar atento também às políticas de neutralidade da rede, que são discutidas e propostas por nosso governo. A neutralidade da rede é um direito bastante importante que nos garante que podemos pesquisar e utilizar qualquer tipo de conteúdo sem ter que ser obrigado a consumir conteúdos que vão ser impostos pelas grandes operadoras.
Nesse ano, o Enem nos surpreendeu trazendo um tema bastante atual e interessante. Usufruir dos sistemas que utilizam de conceitos e ferramentas que citamos aqui é bem interessante e nos mostra um futuro que já está virando nosso presente. Além disso, os conceitos citados aqui são muito utilizados no marketing digital. Quando utilizados de forma correta, mostram resultados expressivos e importantes em qualquer tipo de estratégia.
Referências
https://neilpatel.com/br/blog/relatorios-google-analytics/
https://tecnoblog.net/191786/netflix-algoritmo-recomendacoes/
https://marketingdeconteudo.com/licoes-da-netflix-sobre-marketing-digital/