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Inbound Recruiting: visão geral e esteira de contratação
Saiba como usar a ferramenta a seu favor!
O setor de Recursos Humanos (RH) e as relações no mercado de emprego estão se transformando cada vez mais depressa. E, com essas mudanças, também surge a necessidade de evoluir os processos seletivos e as contratações nas empresas.
E uma resposta que tem se mostrado bastante eficiente e inovadora é o Inbound Recruiting. Você já ouviu falar dessa estratégia? Ela é baseada nos métodos de engajamento e atração do Inbound Marketing.
De maneira geral, o objetivo do Inbound Recruiting é chamar a atenção de possíveis candidatos para a sua empresa e fazer com que o seu negócio atraia grandes talentos.
Quer saber mais sobre essa ferramenta e aprender como colocá-la em prática? Então acompanhe este artigo até o fim!
O que é o Inbound Recruiting?
O Inbound Recruiting é uma metodologia de recrutamento moderna que tem sido bastante adotada pelo setor de RH das empresas inovadoras.
A ideia dessa abordagem é atrair os melhores e mais adequados candidatos para a empresa. Dessa forma, o processo de seleção de novos membros se torna mais assertivo e eficiente.
E, como já mencionamos, essa estratégia está diretamente ligada às técnicas do Inbound Marketing. Quer saber como? Contamos agora a você!
Você já deve saber que o Inbound Marketing é um conjunto de métodos que visa atrair, educar e engajar os consumidores sobre um produto ou um serviço oferecido pela empresa.
A intenção aqui é entender qual é o perfil dos consumidores e fazer com que eles passem por um processo de conhecimento e aproximação com a marca, criando um elo de identidade.
O Inbound Recruiting, portanto, possui o mesmo princípio de atração, educação e engajamento. Assim, esse processo busca estabelecer uma conexão com os candidatos, de maneira que eles conheçam a cultura e se interessem em trabalhar na empresa.
As etapas do Inbound Recruiting
Assim como o Inbound Marketing possui uma série de ações que buscam atrair os consumidores, o mesmo ocorre com o Inbound Recruiting na aproximação dos candidatos.
Antes de qualquer coisa, é preciso elaborar os perfis dos candidatos que a sua empresa deseja atrair. Dessa maneira, as ações do seu processo de recrutamento se tornam mais eficientes e assertivas.
Após definir os perfis dos seus candidatos, é hora de iniciar as etapas da sua esteira de contratação e começar o seu recrutamento inbound:
Atração
Essa primeira fase tem como objetivo aproximar os candidatos e fazer com que eles conheçam mais sobre a sua empresa. Mas como fazer isso?
A atração de talentos pode ser feita a partir da produção de conteúdos bem produzidos e cativantes como e-books, infográficos, página de carreiras e outros.
Conversão
Após atrair os perfis que se encaixam nos objetivos da sua empresa, é momento de transformar os seus visitantes em leads.
Você pode estreitar as relações com essas pessoas compartilhando conteúdos periódicos a fim de que elas se tornem possíveis candidatas a uma vaga. Uma dica é solicitar dados dos seus leads em troca desses materiais.
Nutrição e relacionamento
Para manter a conexão criada entre a sua empresa e os possíveis talentos recrutados, é fundamental manter o contato.
Isso pode ser feito por meio de artigos e depoimentos de colaboradores enviados por e-mail, por exemplo. Dessa maneira, os seus leads terão mais conhecimentos e informações para avançarem em seu funil de recrutamento.
Contratação e engajamento
Na última etapa do processo de engajamento, o objetivo é transformar os candidatos em colaboradores e engajá-los na cultura da empresa.
Seus leads já possuem todas as informações necessárias para se tornarem membros da equipe e reconhecem a sua empresa como marca empregadora.
Assim, é hora de realizar a divulgação de vagas para seus possíveis contratados. Outra estratégia é colocar a sua equipe de recrutamento em contato direto com os talentos que a sua empresa identificou.
Após a contratação, é preciso investir na ambientação dos colaboradores, ensinando a cultura interna da companhia e promovendo seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Algumas dicas são oferecer benefícios, cursos, treinamentos e outras ações que valorizem os funcionários. Dessa forma, eles irão contribuir na promoção da sua empresa como marca empregadora, solidificando a imagem da companhia no mercado.
As vantagens do Inbound Recruiting
O Inbound Recruiting é uma excelente estratégia que permite tornar o seu processo de seleção mais alinhado, atraindo talentos que se identifiquem com a cultura da empresa.
Uma outra vantagem é criar uma conexão mais próxima com os seus colaboradores, de forma que eles estejam mais motivados e engajados com os objetivos da companhia, por terem passado pela esteira de contratação que você planejou.
O tempo e a dinâmica do processo de seleção também são otimizados, já que tanto a empresa como os candidatos possuem uma relação possibilitada pelos conteúdos e pelas trocas de informações do funil de atração durante o processo.
Além disso, como já mencionamos, o Inbound Recruiting funciona como uma ótima forma de reforçar o nome da sua empresa como marca empregadora no mercado. Como consequência, a companhia se torna mais reconhecida e mais atrativa para profissionais talentosos.
Agora você já conhece os princípios e as vantagens do Inbound Recuiting! Se você quiser saber mais sobre essa estratégia e como aplicá-la em sua empresa para melhorar os seus processos de recrutamento, fale conosco!