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O que é e como produzir um conteúdo evergreen?

Por Luiza Curityba | Redatora na Go&Grow!

 

Atemporal. Relevante. Duradouro. São com essas três palavrinhas que apresentamos a você o conceito de um conteúdo evergreen. Com tradução, esse seria, então, um material on-line sempre verde. Como base, esse tipo de texto é otimizado para buscas orgânicas, e sua ideia central deve ser atual, perene e fazer sentido para o seu leitor em qualquer época. Embora passível de atualização, o objetivo é que o que foi produzido não tenha data de validade.

 

Mas, afinal, por que é importante que minha estratégia de marketing digital conte com criações perenes e efetivas? E como produzir um conteúdo evergreen? É para responder a essas dúvidas e inteirar você sobre esse universo verde que estamos aqui! Confira.

 

O preferido dos blogs

Quando você incorpora um blog ao site do seu negócio, existem dois modelos de textos que vão atrair sua persona. O primeiro é composto por notícias, trazendo o que há de novo no setor e o que aconteceu naquele dia ou naquela semana, por exemplo. Como em um jornal, os temas são quentes e pontuais. Logo, possuem um limite para serem publicados e lidos.

 

Quando esse tempo não é respeitado, o assunto perde o sentido e torna-se velho – principalmente em tempos de internet, com informações novas a todo minuto. A segunda opção é o conteúdo evergreen, o preferido dos blogs. As produções, aqui, são utilizadas para educar o seu leitor e criar uma jornada para ele em seu site. Além disso, com materiais aprofundados, o tema não envelhece, e você terá mais autoridade sobre ele.

 

Isso quer dizer que não devo escrever notícias?

Calma! Não precisamos trabalhar com 8 ou 80. Antes de planejar seus textos e definir um modelo a seguir, é fundamental conhecer sua persona e o que será do interesse dela. Muitas vezes, o público pode gostar de consumir os dois tipos de conteúdo. Assim, será preciso traçar ideias que alinhem os conceitos e conquistem seus possíveis clientes. E como isso funciona? Vamos a um caso!

 

Imagine um evento, uma palestra ou um congresso que será promovido por sua marca. O anúncio será uma notícia pontual e um valioso meio de convidar as pessoas. Mas qual será sua temática principal? É possível explorá-la para um conteúdo evergreen que contribua para sua estratégia de Inbound Marketing? Ótimo! Trabalhe com ambos para garantir o sucesso do acontecimento e ainda otimizar seu site nos motores de busca do Google.

 

A mesma premissa funciona se sua empresa está lançando um produto no mercado. Aproveite o gancho para ter uma campanha publicitária bem estruturada e criar materiais longos sobre o assunto. Boas saídas, nesses contextos, são dar dicas de como usar aquele item, expor seus benefícios e como se aplicam ao dia a dia ou contar a história e o propósito de sua criação. Está se perguntando como fazer isso? Hora do próximo tópico!

 

Como produzir um conteúdo evergreen?

Os textos perenes têm a possibilidade de adquirirem vários formatos. Existem os conceituais, que definem um termo ou uma prática, como este que está lendo! Estamos aqui compartilhando o que é um conteúdo evergreen. Há, também, os comparativos, os que listam curiosidades ou dicas, que desmistificam informações de conhecimento comum ou que compõem um guia para determinada ação. E você pode explorar todos em sua estratégia!

 

Para começar, lembre-se de que seu artigo será lido por pessoas que reconheceram um problema e estão em busca de soluções. Com um assunto relevante definido, procure referências, leia materiais sobre o mesmo tema, estude muito e busque inspiração. Você precisará de boas fontes para compartilhar informações de qualidade. Depois, comece pelo básico, utilize linguagem simples e objetiva.

 

Ao longo da escrita, adicione links internos que levem a textos relacionados em seu próprio site. Isso fará com que o leitor navegue por suas páginas, aumentando a relação e a confiança com a marca. Por fim, conte com um CTA: o Call To Action que incentive o leitor a executar uma ação. O conteúdo evergreen atrai visitantes, e é seu papel garantir que a permanência dele no seu texto renda frutos.

 

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