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Maturidade digital: como identificar o estágio em que sua empresa se encontra

Por Ramon Freitas | Redator na Go&Grow!

 

Afinal de contas, o que é a maturidade digital? Vou contar para você agora! Mas, primeiro, adianto que é bom prestar atenção nesse conceito. Empresas com estágios mais elevados nele conseguem resultados muito melhores. Inclusive, arrisco dizer que investir na área é condição de sobrevivência.

 

A tecnologia transformou as relações com os clientes, trazendo mais facilidade, comodidade e agilidade. Hoje, consumidores exigentes esperam adequação às inovações por parte das organizações. Quer saber em qual nível o seu negócio está e como fazer para aumentá-lo? Continue comigo!

 

O que é maturidade digital?

 

maturidade-digital-1A maturidade digital é alcançada quando uma empresa incorpora as ferramentas on-line em seus processos comunicativos e sabe usá-las com eficiência. É muito mais do que ingressar no mundo virtual — o que pode acontecer em diversas frentes. Trata-se de tirar o melhor proveito possível dos recursos disponíveis.

 

É fácil identificar que uma organização evoluiu nesse sentido. Além da exploração correta dos canais digitais, os processos dela são automatizados, há integração e domínio na utilização das informações. Durante a pandemia, por exemplo, a habilidade fez total diferença. Quem conseguiu operar remotamente, encontrando alternativas para a interação presencial, teve uma performance significativamente superior.

 

É totalmente equivocado acreditar que para ter maturidade digital basta estar conectada e presente na web, por exemplo. Além da presença, que deve ser estudada de acordo com a preferência do público, tem que haver total adequação com a linguagem e a identidade da marca, respeitar as características de cada plataforma, bem como seguir uma estratégia de marketing.

 

Há uma variedade de conceitos muito importantes para o negócio que quer fazer história na internet. Para começar, é necessário gerir bem redes sociais, conhecer a lógica dos anúncios pagos e colocar o recurso entre as ações. O inbound marketing, assim como o marketing de conteúdo, precisa fazer parte do plano para atrair consumidores interessados no produto ou no serviço por meio de posts no blog, e-books, e-mails etc. E isso é só o começo.

 

Além do upgrade tecnológico na parte operacional, pode-se pensar no e-commerce, em um canal digital de atendimento, em uma rede interna para compartilhamento de informações entre a equipe, em uma base de dados sólida, segmentada de acordo com a preferência do público, para disparo de e-mails personalizados, robôs que respondem principais dúvidas dos clientes… Existem infinitas possibilidades capazes de tornar sua empresa mais competitiva moderna e inovadora.

 

Por que a maturidade digital é importante?

 

maturidade-digital-2A tecnologia chegou para transformar e recompensar aqueles que decidem caminhar com ela. Mais que isso, ela representa uma condição de sobrevivência na atualidade. As pessoas estão cada vez mais conectadas, pois imergir na realidade on-line é crucial para falar a língua do público.

 

A digitalização da jornada do cliente aprimora a experiência dele com a marca, ao mesmo tempo em que produz muitos dados para serem usados na estratégia. Nesse sentido, é possível entender melhor as necessidades dele a fim de fornecer uma solução efetiva. Todo mundo deseja comodidade e acesso rápido às informações para ganhar tempo.

 

Podemos dizer que a maturidade digital também influencia diretamente a satisfação do consumidor, devido às facilidades, às condições e aos recursos proporcionados. As gerações mais jovens praticamente nascem com o celular na mão. Imagine o quanto a burocratização com papel e protocolos pode afastar as pessoas?

 

Qual é o estágio de maturidade digital da sua empresa?

 

Descubra, a seguir, qual dos cinco é o nível de maturidade digital da sua empresa.

 

Primeiro

Somente um procedimento específico foi automatizado, visando gerar maior produtividade. Como exemplo, imagine determinado negócio que criou um site e colocou um catálogo de produtos lá. Assim, os consumidores já sabem o que poderão encontrar no ponto de venda.

 

Segundo

A digitalização foi mais sofisticada. A necessidade de continuar investindo na área foi percebida. Retomando o exemplo, foi percebido que os clientes já chegam à loja sabendo o que querem e conhecendo o negócio. Porém foi percebido que a interface é ruim e a troca de informações é limitada. Isso está sendo corrigido.

 

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Terceiro

A empresa interage com a tecnologia de forma natural e sabe como aplicá-la em sua estratégia. Mais que acelerar a produtividade, o recurso é empregado para proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente.

 

Na situação hipotética, o site foi todo reformulado, há opções de contato, e perfis nas redes sociais foram criados. Todos eles alimentados constantemente e com rápido retorno ao público.

 

Quarto

Estágio atingido quando não há separação entre a tecnologia e outras tarefas. Tudo está conectado. A integração é completa, e o monitoramento, bastante preciso. Em relação ao exemplo, um e-commerce começou a rodar no site.

 

E-mails são disparados conforme segmentação, e o fluxo está alto. A empresa usa diversos recursos de marketing digital, incluindo a estratégia de inbound marketing, investimento em anúncios pagos, criação de landing pages que convertem e envio de newsletters.

 

Quinto

Nível atingido a partir do momento em que o negócio pratica a gestão da inovação. Constantemente, há melhorias sendo aplicadas para aprimorar a empresa. Muitos projetos caminham simultaneamente dentro de um sistema permanente de aperfeiçoamento.

 

As vendas estão indo de vento em popa no nosso exemplo. Tudo automatizado. Fora isso, uma boa base de dados de clientes foi levantada, bem como um mapeamento de queixas, elogios e sugestões. Constantemente, analistas implementam melhorias. As novidades do marketing digital sempre são aplicadas no negócio. Ele está forte, também no TikTok, e tem um grupo VIP no Telegram.

 

E aí? Qual é o nível de maturidade digital da sua organização? Estudar bastante é o primeiro passo para aumentá-lo. Lembre-se de que a tecnologia é uma importante aliada, mas a marca deve ser humanizada, OK? Pessoas gostam de ser tratadas como pessoas, de maneira próxima. Como forma de incentivar o seu aprendizado, indico outro conteúdo: quando usar ferramentas de automação de marketing?