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Automação para WhatsApp: o que é e quando começar a usar?

Por Ramon Freitas | Redator na Go&Grow!

 

Você sabia que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, presente em 180 países. Nesse contexto, as empresas encontraram na ferramenta uma forma eficaz de contatar clientes. Por meio do recurso, é possível fazer o atendimento completo, emplacar campanhas de marketing e estabelecer comunicações individuais. Tudo isso é facilitado com a automação de WhatsApp.

 

Tenho certeza de que você, após a leitura deste texto, passará a enxergar a plataforma com outros olhos. Mais que um aplicativo de troca de mensagens pessoais, ele pode ser usado para encantar clientes. Pronto para descobrir como realizar um contato ágil, próximo e eficiente?

 

Vantagens de trazer o WhatsApp para sua estratégia

automacao-de-whatsappDevido ao fato de as pessoas já estarem familiarizadas com o WhatsApp, os representantes comerciais conseguem interagir com elas facilmente. As mensagens são trocadas de forma fácil e rápida, sem a estranheza causada por uma plataforma exclusiva do negócio.

 

Criatividade não falta na abordagem. Apesar de o recurso não exibir anúncios, os atendentes podem expandir a comunicação em um grupo com até 256 usuários ou fortalecer o relacionamento no atendimento individual.

 

A ampliação do alcance é garantida com notificações pagas, e as conversões com as mensagens diretas aos leads são mapeadas. Profissionais de marketing têm ao dispor inúmeras possibilidades para potencializar resultados.

 

WhatsApp Business

É recomendado que os perfis comerciais apostem no WhatsApp Business e usufruam de uma série de recursos voltados às transações comerciais. Ele foi criado como uma solução para pequenas empresas que desejam, de forma profissional, organizar a presença no aplicativo de forma gratuita.

 

Entre as funcionalidades disponibilizadas pela alternativa, podemos citar:

 

  • Perfil com informações sobre a organização, informando e-mail, endereço, apresentação, site e horário de funcionamento.
  • Estatística por meio de relatórios, contendo o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
  • Rótulos de organização com códigos de cores personalizados a conversas ativas.
  • Saudação padrão aos clientes que iniciam conversas.
  • Mensagens predefinidas para quando estiver off-line.
  • Salvamento de mensagens enviadas com frequência, bastando digitar comandos curtos iniciados o com “/” para replicá-las.

 

Com isso, independentemente do tamanho da empresa, é possível usar recursos simples e automáticos para otimizar a comunicação. Com certeza, vale a pena começar agora mesmo a aproveitar todas as vantagens.

 

Entretanto, as possibilidades são tão completas a ponto de atender empresas maiores, de médio e grande porte. Para elas, a automatização é indicada por meio da API de negócios do WhatsApp.

 

Automatização de WhatsApp com a API de negócios

Basicamente, a Application Programming Interface (API) — Interface de Programação de Aplicativos — de negócios é uma funcionalidade que permite às empresas acessarem o código do WhatsApp. A partir dele, elas conseguem personalizar a plataforma e adicionar recursos e integrações úteis à própria rotina da marca. Como resultado, vários processos são automatizados.

 

Booking, Uber, Ifood, KLM e uma série de outras grandes empresas apostaram na solução e estão colhendo, neste momento, os benefícios dela. Ao entrar em contato com elas, os respectivos clientes são atendidos rapidamente, de forma próxima e eficiente, sem que as instituições deleguem muitos funcionários para executar a tarefa.

 

Infelizmente, pouquíssimas empresas têm acesso à API de negócios do WhatsApp. É necessário preencher um formulário de interesse e aguardar a análise do aplicativo multiplataforma. Porém existem outras ferramentas certificadas de terceiros, capazes de fornecer um provedor de negócios do WhatsApp. Esse pode ser um artifício bastante interessante, capaz de melhorar seus resultados. Se a sua empresa é de porte grande ou médio, considere fazer isso.

 

Agora que você já conhece tudo sobre a automação de WhatsApp, já deve ter concluído que o momento de começar a usá-la é agora. Não perca tempo porque, certamente, seus concorrentes estão de olho no recurso. Já que estamos falando de novidades, quero convidar você a acessar nosso outro conteúdo sobre o Google Meu Negócio!