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Challenge: como usar o TikTok em sua estratégia de comunicação
Por Maryanne Schmitz | Redatora na Go&Grow!
Já sabe qual é o desafio do momento? Desvendar o mundo do TikTok! Pois é, sempre que aparece uma nova rede social, as marcas procuram um jeito de inserir conteúdos, atrair, engajar e converter leads. Afinal, tudo o que é novidade no mundo digital deve fazer parte da sua estratégia, e estar antenado às tendências é superimportante.
Por isso, preparamos este post para ajudá-lo a se aventurar no TikTok. Vamos lá?
Conheça o TikTok
O TikTok é um aplicativo desenvolvido na China pela companhia de tecnologia ByteDance. Seu foco é a criação e o compartilhamento de vídeos curtos, entre 15 segundos e um minuto.
A plataforma, que já tem ganhado pessoas em todos os continentes, em 2019, alcançou a marca de mais de um bilhão de usuários e, segundo a empresa global de aplicativos SensorTower, foi o segundo programa mais baixado no mundo. O isolamento social, gerado pela pandemia do novo coronavírus, fez com que a sua popularidade crescesse ainda mais.
Defina sua estratégia e faça sucesso no TikTok
Sem dúvida, o TikTok é uma porta de entrada para que os usuários busquem outros canais da marca e virem potenciais clientes. Portanto, o primeiro passo para investir em marketing no aplicativo é definir a sua estratégia.
Conheça bem o seu público e estabeleça como será sua comunicação com ele nessa plataforma. O principal valor da rede social é o engajamento. Portanto, curtidas e comentários devem ser estimulados.
A facilidade de compartilhamento do conteúdo também é uma grande vantagem. Os vídeos contam com o ícone do WhatsApp para serem enviados aos amigos, podem ser salvos em seu aparelho e usados nas outras redes socias. Os usuários recebem, ainda, notificações sobre o que está sendo produzido, e há possibilidade de fazer lives.
Para inspirar: grandes marcas no TikTok Brasil
Muitas marcas já estão produzindo conteúdos no aplicativo, e isso tem dado muito certo. No início deste ano, a Nestlé Brasil, por exemplo, realizou um processo seletivo interno na plataforma. Os candidatos à vaga de gerente de marketing da Nescau precisaram produzir um vídeo criativo, de até um minuto, com uma música que os representasse, fazer uma apresentação pessoal, responder por que deveriam concorrer ao posto e como eles agregariam positivamente à empresa.
Já o Magazine Luiza lançou o perfil oficial no TikTok com uma postagem feita em parceria com a influencer e maquiadora Letícia Gomes, famosa por se transformar em celebridades, utilizando maquiagem artística. Ela, claro, se transformou na Lu do Magalu. Hoje, a conta da marca tem milhares de seguidores e continua postando conteúdos de sucesso.
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