Por Geara Franco | Redatora na Go&Grow!
A tecnologia está cada dia mais rápida, e, com atualizações mais constantes, de mesmo modo, é cada vez mais debatida a privacidade dos dados dos usuários. É exatamente aí que a atualização do iOS 14, da Apple, bate de frente com as necessidades de anúncios no Facebook Ads e outras plataformas.
A atualização do iOS 14 permite que o usuário escolha se deseja ou não compartilhar as suas informações pessoais com as empresas, tais como dados e intenções de compra, o que não era possível até então (antes, a única opção era aceitar).
“Mas isso é ótimo!” – pensa o usuário. Porém essa atualização acaba sendo uma complicação para plataformas que dependem desses dados para conseguir realizar as métricas de atividade, interesses e conversão, deixando “no escuro” as informações dos usuários de iOS 14 que não aceitarem compartilhar seus dados.
Atualmente, apenas 13% da população brasileira utiliza aparelhos Apple, quantidade essa que, apesar de pequena, é um nicho importante para diversas empresas que utilizam o pixel ou SDK do Facebook Ads para otimizar suas campanhas.
A novidade do iOS 14
Basicamente, a atualização do iOS 14 apresenta recursos novos sobre a privacidade dos usuários no aparelho. Como informado, o usuário, agora, detém o poder sobre seus próprios dados, podendo acessar o que quer e o que não quer que seja compartilhado com os aplicativos instalados.
Tais permissões podem ser concedidas como notificação pop-up, que aparece assim que o aplicativo solicita alguma informação, sendo perguntado ao detentor dos dados se ele deseja ou não os compartilhar. Também é exigido pela Apple, a partir dessa atualização, que sejam colocados rótulos nos apps que deixem claras as intenções de rastreamento de dados destes. São eles:
- “dados utilizados para rastrear você”: localização e dados pessoais;
- “dados vinculados a você”: informações com identificação do usuário;
- “dados não vinculados a você”: informações sem identificação.
A atualização do iOS 14 acabou com Facebook Ads?
Não! Embora seja uma mudança que requer atenção, as campanhas de Facebook Ads continuam relevantes, e a plataforma já informou estar preparando alternativas ainda melhores. Nesse caso, essa atualização impacta a obtenção de informações pelo pixel e/ou SDK e pode afetar a criação de públicos personalizados, remarketing, eventos de conversão e relatórios.
Então o que fazer a partir de agora?
Enquanto o Facebook não lança as suas novidades para resolver o problema da retenção de dados por usuários do iOS 14, algumas medidas podem ser tomadas para minimizar e até mesmo contornar as limitações que a atualização provou. São elas:
- Verifique o domínio do seu site
Para isso, acesse “segurança da marca” dentro do Gerenciador de Negócios do Facebook. Clique em “Domínios”, adicione o domínio e siga o passo a passo para fazer a verificação.
- Escolha os oito eventos de conversão mais importantes para o seu negócio.
O Facebook limitou o uso de, no máximo, oito eventos de conversão, portanto considere utilizar aqueles que são mais valiosos como page view, cadastro, adição ao carrinho, adição de informações de compra e conversão
- Tenha seu próprio portfólio de dados:
Crie um portfólio de dados próprios e utilize ferramentas como criação de públicos engajados com Instagram e Facebook, vídeo views e pessoas semelhantes a todos esses públicos.
- Utilize a API de conversão:
Sempre que puder, utilize a API de conversão. É importante lembrar que a API não elimina a utilização do pixel, e ambos podem ser utilizados em paralelo.
Quer mais ajuda para lidar com as mudanças provocadas pela atualização do iOS 14 e os impactos no Facebook Ads?
Na Go&Grow você conta com uma equipe especializada que irá explicar tudo para você, além de apresentar soluções inovadoras em marketing digital que vão alavancar o seu negócio. Clique aqui e tenha o melhor em comunicação corporativa, publicidade e branding. Somos movidos pelo resultado!